drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

Requalificação do Pórtico Gótico de Benedita, 2021

Requalificação do Pórtico Gótico de Benedita, 2021

 

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

Requalificação do Pórtico Gótico de Benedita, 2021

Medidas: 354 x 135 x 390 cm

Materiais: Pedra calcária da Serra dos candeeiros e pedras do antigo Pórtico Gótico da Igreja primitiva da Benedita.

Promotor: Paróquia da Benedita Nossa Senhora da Encarnação

Patrocinador: Câmara Municipal de Alcobaça

Projecto criativo: Thierry Ferreira

Restauro, produção e montagem: Gárgula Gótica, Lda

 

 

 

RESUMO HISTÓRICO DO PÓRTICO GÓTICO DA BENEDITA

 

Historicamente a Paróquia da Benedita e freguesia (denominação arcaica que significa etimologicamente filhos da Igreja) foi criada a 20 de Dezembro de 1532. Porém há registos de que já nos meados do Séc. XII existia uma ermida dedicada a Nossa Senhora Benedicta, primeira casa de oração dos monges de S. Bernardo – Coutos de Alcobaça. Provavelmente com uma arquitectura românica (típica da época terá sofrido ao longo do tempo, alterações no edifício pois era necessário adequar-se o espaço às necessidades da população. O pórtico surge mais tarde de forma simples e em sintonia arquitectónica com o Pórtico do Mosteiro de Alcobaça, este de sete arcos e o da Benedita apenas de três. É em 1532 que esta edifício deixa de ter o estatuto de Ermida e passa a ter o título de Capela e mais tarde a Igreja Paroquial com direito a pia baptismal (direito de baptizar que assistia as Igrejas Paroquiais). Nesta altura, de 1532 a 1536 os monges deixam de prestar assistência à comunidade e são designados os párocos para a vida eclesial da população. A Igreja Paroquial situava-se onde hoje é antiga Escola Primária da Benedita, junto ao poço comunitário. Como referi, as alterações sofridas foram muitas ao longo do tempo e chegámos aos anos 50 do Séc. XX com muita necessidade para acolher as pessoas para as celebrações. Foi então que em 1952 se decide (por consulta popular) construir a actual Igreja Paroquial da Benedita pela orientação do Padre Inácio, sacerdote empreendedor que muito contribuiu para o desenvolvimento da Benedita e marcou profundamente a vida social. Nos dias 14 e 15 de Agosto de 1955 inaugura-se a Igreja nova com a presença do Senhor Cardeal Patriarca Cerejeira e altas individualidades. A partir deste dia, a Igreja primitiva passa a ser conhecida por Igreja velha.

Provavelmente por descuido e, pouco a pouco, entregue ao abandono, após consulta popular foi ditado a sua demolição no ano de 1961. Ainda hoje se lamenta na Benedita esta opção. O Pórtico foi desmontado e as suas pedras estiveram em muitos lugares acabando por se perder algumas delas. O pórtico, símbolo da história mais antiga da Benedita, está representada na simbologia do Heráldico da Junta de Freguesia da Benedita a fim de se preservar a memória e a identidade do povo desta freguesia. Foi para se recuperar, conservar e valorizar que, em boa hora, nasceu este projecto pela da Câmara Municipal de Alcobaça, através do seu Presidente Dr. Paulo Inácio em parceria com o Thierry Ferreira.

Agradeço a todos o contributo neste projecto.

Padre Gianfranco

 

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

 

 

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

PROCESSO CRIATIVO

O processo iniciou-se com o estudo e enquadramento histórico do Pórtico da Igreja Antiga da Benedita, e simultaneamente com o levantamento e interpretação das pedras existentes.

Seguiu-se o processo criativo nas suas diferentes fases; Preparação, Incubação, Iluminação e Verificação; e posteriormente a elaboração de uma maqueta bidimensional do projeto, com a construção parcial da maqueta à escala.

Durante o processo criativo partiu-se da ideia de Pórtico como uma estrutura de significados, enfatizando a ideia de portal como passagem que veicula memórias entre o passado e o futuro. Não se pretendeu reconstruir o Pórtico original mas valorizar a imagem do Pórtico como imaginário vivo dos Beneditenses.

O desafio maior foi criar uma estrutura que, por um lado, pudesse acolher, destacar e valorizar as pedras originais do Pórtico Gótico e, por outro, que o conjunto tivesse uma linguagem estética marcadamente contemporânea e que fosse interessante para integrar o espaço público.

Durante este período de estudo foram promovidos um conjunto de reuniões informais, com diferentes intervenientes, a fim de validar as opções tomadas tanto ao nível estético e conceptual como ao nível técnico, que culminou numa apresentação ao público, em 2017, no Centro Comunitário da Paróquia de Benedita. Aí, foi decidido que o lugar mais adequado para a implementação do Pórtico seria no adro da Igreja – à esquerda da entrada principal para a igreja e direcionado para a antiga capela.

O Projecto final apresenta-se, assim, com o formato do pórtico original, nas dimensões aproximadamente de 354 x 135 x 390 cm

O conjunto é reconstruído em pedra calcária da região, onde as pedras originais vem ocupar os seus lugares originais.

A matéria-prima, a produção e as operações foram todas realizadas por empresas da região.

A materialização do projecto ficou a cargo da Gárgula Gótica Lda, especializada em Cantaria Artística e Restauro.

Thierry Ferreira

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha

drawing, Project, sculpture, model, public sculpture, public art, architecture, contemporary art, art, Thierry Ferreira, design, installation, sitespecific, photography, video, Landart, sardenha