Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas

Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas

Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas

 

O cão de guarda…

O cão piloto…

 

CHIEN DE FAïENCE E OUTRAS NATUREZAS MORTAS

Thierry Ferreira

 

 

Após convite para expor na Sala de Exposição da Biblioteca FCT NOVA, sentimos sempre que os artistas dedicam momentos – muito mais longos que o habitual – para observar o espaço e pensar no modo de “habitá-lo”: porque o espaço é grande, com uma luz natural que é protagonista, um pé direito de respeito, podendo ser observado de múltiplos ângulos e níveis. Desta ponderação entende-se, de imediato, que este “palco” é uma provocação, a pedir soluções quase cénicas, desafiando o autor e, posteriormente, o público.

 

Thierry Ferreira renovou o espaço com imaginação e contribuições múltiplas, à primeira vista díspares, como que peças de um puzzle – pontuais e singulares -, que após uma visita atenta se ajustam e se encontram, dando forma a uma narrativa compreensível.

 

Passeamos e reencontramos esculturas de difícil elaboração, que se misturam com um passado não muito longínquo, onde flores de plástico e cerâmicas datadas nos encaminham para memórias sentimentais. Prateleiras com “recuerdos” e pequenos (e bem divertidos) brinquedos amplificam esta ideia de nostalgia. Mas, a seguir, o autor faz uma curva e leva-nos por novos mundos, onde explora uma certa ruralidade, através de objetos e grandes pinturas em que a argila é “tinta”. A viagem continua com materiais que nos transportam para a destruição (e para a esperança de renovação), num realismo pungente e tão atual. Adicionalmente, vídeo e fotografia acrescentam ainda mais irreverência e mordacidade ao global da exposição.

 

E todos os objetos estão sobre o “olhar” de uma peça colocada estrategicamente na entrada da exposição: o CHIEN DE FAïENC. Ele é doce e meigo, muito atento, guarda a exposição, mas convida… É a “piéce de resistance”, no verdadeiro sentido da palavra.

 

A linguagem é divertida e irreverente… e dá que pensar!

 

 

José J. G. Moura

Diretor Biblioteca

2022

Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortass Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortasas Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas Chien de Faïence e Outras Naturezas Mortas