RIO MAIOR 2019
I 02 a 15 de dezembro, 2019I Rio Maior I Portugal
O Município de Rio Maior organiza de 30 de novembro a 29 de dezembro de 2019 o evento “Natal na Cidade”. Inserido na programação deste evento, irá realizar-se o Iº Simpósio Internacional de Escultura em Pedra de Rio Maior.
Pretende-se com esta iniciativa envolver a comunidade na celebração da quadra natalícia, divulgar esta forma de arte, promover as potencialidades turísticas do concelho, atrair visitantes e fomentar e dinamizar o comércio local
O primeiro Simpósio Internacional de Escultura em Pedra do Arrimal, 2010
O primeiro Simpósio Internacional de Escultura em Pedra do Arrimal é uma iniciativa da CEPSE, conjuntamente com a Junta de freguesia do Arrimal, que pretende promover quer o Arrimal como um espaço natural de interesse cultural e turístico, quer o desenvolvimento da escultura em pedra ao criar uma rota de escultura através da disponibilização das obras esculpidas no espaço público.
Nesta primeira edição, dois escultores estrangeiros e três portugueses realizaram várias esculturas ao vivo, numa paisagem privilegiada – no coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros – entre os dias 3 e 11 de Julho de 2010. As obras foram trabalhadas a partir de blocos de calcário com 1m3 aproximadamente, cujo processo de criação pode ser agora apreciado pelo público no Arrimal. Paralelamente ao Simpósio, decorreram ainda workshops e exposições.
O Simpósio Internacional de Escultura em Pedra do Arrimal foi comissariado por Thierry Ferreira, tendo contado com a participação dos escultores Emiliano Saco (Argentina), Maria Sacco (Argentina), Luís Carlos Oliveira (Portugal) e Alzira Póvoa Antunes (Portugal)